Rinite Alérgica
O nariz possui diversas atribuições, como por exemplo ser a proteção inicial contra substâncias irritantes e tóxicas que inalamos, os chamados alérgenos. Há todo um mecanismo de defesa, que impede que essas substâncias cheguem aos pulmões.
Causas e sintomas da rinite alérgica
A genética é um fator importante para o desenvolvimento da rinite alérgica, porém, mesmo que os pais não possuam alergia, a criança ainda pode apresentar manifestações alérgicas, como asma, conjuntivite, rinite e outros tipos de alergia.
Entre os principais estímulos desencadeantes da rinite alérgica estão os ácaros presentes na poeira doméstica, pêlos de animais, mofo, pólen, perfumes, medicamentos, variações climáticas, entre outros.
A maior exposição aos alérgenos provoca uma maior intensidade nos sintomas, que incluem prurido e congestão nasal intensos, coriza e espirros acompanhados de prurido e lacrimejamento ocular.
Diagnóstico e tratamento da rinite alérgica
O diagnóstico é basicamente clínico e inclui a história clínica pessoal e familiar de atopia, exame físico, além de alguns exames complementares.
É importante identificar quais as substâncias que causam alergia, com o objetivo de afastá-las. Pode-se realizar essa identificação através da queixa do paciente ou responsável, exames laboratoriais ou através da realização de testes cutâneos de hipersensibilidade por técnica de puntura.
Embora a rinite alérgica não tenha cura, é importante levar em consideração cuidados com a higiene ambiental, reduzindo a exposição aos fatores desencadeantes ou agravantes. Podem ser utilizadas medicações tópicas nasais ou aplicações de vacinas antialérgicas que busquem gerar tolerância imunológica.
Dra. Elisa Rebelo,
Pediatra e
Pneumologista Pediátrica
Capivari: (19) 3491-5747
Piracicaba: (19) 2532-2112
Cuidado Especializado Próximo à Você
Capivari
Rua Santa Maria, 203 , Pão de Açúcar, Capivari, SP.
(19) 99919-5747 | (19) 3491-5747
Piracicaba
Rua Saldanha Marinho, 1629, Bairro Alto, Piracicaba, SP.
(19) 99751-4422 | (19) 2532-2112