Gripe e Resfriado
Gripe e seus sintomas
A gripe é provocada pelo vírus influenza. De acordo com a capacidade de reação sorológica de suas glicoproteínas de superfície é possível distingui-lo em três tipos: A, B ou C. Essas categorias são divididas em outros subtipos, que dão origem às diferentes categorias de gripe, como o H1N1 e o Yamagata, por exemplo.
Os principais sintomas de gripe incluem o cansaço, dor de garganta, tosse, dor intensa no corpo e febre alta. Comumente, surgem cerca de quatro dias depois do contato com o agente infeccioso, persistindo por cerca de uma semana.
As complicações mais comuns incluem pneumonia bacteriana e por outros vírus, piora de doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, asma ou diabetes, entre outros. Trata-se de uma condição mais grave que o resfriado.
Resfriado e seus sintomas
O resfriado é uma infecção respiratória, desencadeada por diversos tipos de vírus. Quando comparado com a gripe, sua manifestação clínica é menos intensa. O início dos sintomas ocorre de um a três dias após a infecção viral e melhoram ao longo de dez a quatorze dias. Geralmente começa com a garganta irritada ou “arranhando”, acompanhada por obstrução nasal e coriza; e em alguns casos febre baixa. A tosse pode durar até três semanas. Sinais e sintomas sistêmicos são leves.
É comum a ocorrência de três a oito episódios de infecções do trato respiratório superior por ano em crianças, principalmente aquelas que frequentam creches ou escolas.
Transmissão da gripe e resfriado
A transmissão é igual para a gripe e resfriado: ocorre quando as gotículas de saliva de uma pessoa infectada atingem as vias aéreas de outra, seja através da tosse, espirro, beijos, entre outros. Além disso, os objetos contaminados pelas gotículas também espalham a doença, dessa forma, lavar as mãos é essencial.
Há uma diferença na época mais propícia para o contágio, uma vez que a gripe é mais comum no inverno e outono, já o resfriado pode ocorrer durante todo o ano.
Pessoas mais atingidas
Comumente, a gripe acomete as pessoas que incluem o grupo de risco: crianças, idosos, grávidas e pessoas com doenças crônicas. Além disso, a doença pode ser mais grave nesses casos, uma vez que a resposta imunológica pode ser menos efetiva do que em pessoas hígidas.
O resfriado, por sua vez pode acometer todas as pessoas, com tendência a uma recuperação mais rápida.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é iniciado por meio da avaliação dos sintomas. Caso seja resfriado, apenas isso basta. Porém, em suspeita de gripe com potencial mais rápido e grave, pode ser necessário realizar exames de sangue para confirmação do vírus e indicação do melhor tratamento.
De qualquer forma, a cura das duas condições exige repouso e ingestão de líquidos. O tratamento do resfriado tem base nos sintomas, com uso de medicamentos antitérmicos e analgésicos, além da lavagem das narinas com soro fisiológico estéril. Em caso de gripe, além dos medicamentos sintomáticos, pode ser utilizado medicamento antiviral.
A prevenção de ambos se dá por medidas de higiene comuns, como lavar as mãos e limpar o nariz com lenço descartável. No entanto, como a gripe traz mais riscos de complicações, a vacinação é uma boa forma de prevenção.
Dra. Elisa Rebelo,
Pediatra e
Pneumologista Pediátrica
Capivari: (19) 3491-5747
Piracicaba: (19) 2532-2112
Cuidado Especializado Próximo à Você
Capivari
Rua Santa Maria, 203 , Pão de Açúcar, Capivari, SP.
(19) 99919-5747 | (19) 3491-5747
Piracicaba
Rua Saldanha Marinho, 1629, Bairro Alto, Piracicaba, SP.
(19) 99751-4422 | (19) 2532-2112